segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Resenhas da Adriele

Dearly, Departed -# 1- Dearly, Departed - Lia Habel

Sinopse:
"Ela é Nora Dearly,uma garota neo vitoriana de 17 anos que sofre com a morte dos pais e vive infeliz aos cuidados da tia interesseira.Ele é Bram Griswold,um jovem soldado punk,corajoso,lindo,nobre e... morto!No ano de 2187,em meio a uma violenta guerra entre vitorianos e punks,surge um perigoso vírus,capaz de matar e trazer novamente à vida.As pessoas tornam-se zumbis,mas nem todos são assassinos e devoradores de carne.Há os que lutam para que o vírus não se espalhe... Apenas Nora tem o poder da cura em suas mãos,ou melhor,em,seu sangue.ela não sabe disso,e corre perigo.É papel de Bram protegê-la..."



Esse livro foi adquirido na Bienal do Livro de São Paulo 2012,eu sei... eu fui!!E esse livro estava na minha lista,que alias era enorme.Muito bem,como vocês podem ver,esse livro tem uma capa linda e uma sinopse muito intrigante,apesar de já ter lido muitos livros esse ano,esse foi o primeiro lido sobre zumbis que me interessou,apesar de já ter alguns livros no mercado literário sobre esse tema,esse por incrível que pareça foi o que mais gostei!Vou confessar que zumbis não fazem parte dos integrantes fictícios que me agradam na hora de uma leitura,mas esse livro me surpreendeu e digo que estou louca pela sua continuação.

A estória se passa em 2187 onde o mundo está vivendo uma história Neo-vitoriana,baseada na conhecida Era Vitoriana no Reino Unido,foi o período do Reinado da Rainha Vitória,em meados do século XIX,á partir de junho de 1837 a janeiro de 1901.Foi um longo período de paz e prosperidade para o povo britânico,como os lucros adquiridos á partir da expansão do Império Britânico no estrangeiro,bem como o auge da e consolidação da Revolução Industrial e o surgimento de novas invenções,isso permitiu que uma grande e educada classe média se desenvolvesse."Somos filhos de uma nova Era de Ouro"."O mundo foi atacado por fogo quanto por gelo,e ainda estamos aqui.Nós,como povo,escolhemos sobreviver".Só com essas frases fiquei louca para ler o livro,pois aqui temos um mundo caótico,onde a guerra esta perante a realidade dessa nova sociedade mundial.

A estória desse livro é contado por vários pontos de vista e isso me agradou muito na hora da leitura,pois temos o ponto de vista da protagonista Nora,uma moça de 17 anos que esta saindo de luto pela morte de seu pai,Victor,um grande cientista do governo.Temos o ponto de vista do Bram,o soldado zumbi que vai a procura de Nora para resgatá-la,porque existe uma conspiração governamental,mas isso a gente só descobre aos poucos.Outro ponto de vista nessa estória é da amiga de Nora,Pamela,que para mim foi o ponto de vista mais real de todo o caos da sociedade,pois ela está presente na guerra entre os zumbis do mal que querem acabar com os humanos,tem também o ponto de vista do pai de Nora,Victor,pois ele foi contaminado com o vírus chamado Lázaro ou vírus Z,você já deve imaginar o porque do Z,zumbi,e ele é o foco de toda a estória,pois ele está criando uma vacina para que os vivos não contraiam o vírus.

Mas não é somente isso,no decorrer da estória vamos descobrindo que existe dois tipos de zumbis,os que ajudam na guerra contra os zumbis maus e os que fazem a guerra com os humanos,o interessante em todo o livro é essa relação política de esconder da sociedade o caos que o mundo esta,pois como diz na sinopse,estamos numa sociedade onde a realeza,os vitorianos e os punks,povo menos favorecido,que a princípio estão em conflito pelas suas lutas sociais,pelo menos é o que está na televisão,ma mídia,a revolta dos punks contra os vitorianos,mas na realidade os conflitos são os zumbis querendo dominar o mundo,pois o novo vírus que surgiu esta afetando as pessoas vivas,pois aqui não morremos,viramos zumbi.

É um livro diferente,pois trás temas sobre a corrupção,poder político,a ganância e a ignorância do povo.Apesar de ter um romance muito leve entre o soldado Bram e Nora,isso não fica como foco da estória,mas o novo mundo criado pela autora Lia Habel,que a princípio vai ser uma estória banal e se sentido,vai aos poucos ganhando proporções muito maiores.Só lendo para entender esse universo fictício,eu adorei e digo:com certeza irei ler os outros livros dessa série.Recomendo!!!

Adriele Carleo 

2 comentários:

  1. Oi Adrielle, sua resenha me deixou muito curiosa. Também não me lembro de já ter lido algum livro com esta temática, mas você me deixou com vontade de conferir a estória... Quem sabe um dia dou uma chance? Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. OHHH!! com certeza Lia vc vai gostar do livro, recomendo!!!
    obrigada pelo seu comentario, vc é um amor!!!
    bjs e ate a proxima!!!

    ResponderExcluir