segunda-feira, 16 de junho de 2014

O Teste - # 1 - Teste

Olá! Hoje falo do livro O Teste  primeiro volume da série Teste da autora Joelle Charbonneau e publicado pela editora Única.

Sinopse:
" No dia da formatura de Malencia 'Cia' Vale, e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar - e esperar -  é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para se tornarem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai,que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.
Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender? "



O Teste é mais um livro distópico que li esse ano. Distopia é um dos meus gêneros favoritos na literatura então cada lançamento é muito aguardado por mim e leio quase tudo que é publicado. A história desse livro é bem envolvente, a Cia é uma garota inteligente, esperta e uma das melhores alunas da turma. Seu sonho é participar do Teste e poder continuar estudando para ajudar o país a se reconstruir. Seu pai fez O Teste e é um dos líderes da sua Colônia, ao final da formatura não chega ninguém do governo para escolher alunos para O Teste e Cia vê seu sonho desmoronar. Mas no dia seguinte um oficial chega e chama ela e mais três alunos. 

Seu pai não gosta da situação e resolve contar para Cia algumas coisas sobre o tempo em que ele passou fazendo O Teste, é tudo muito confuso e ele tem várias memórias perdidas e tem coisas que ele não lembra se aconteceram ou não. Cia parte para O Teste empolgada e desconfiada ao mesmo tempo, durante a viagem ela percebe algumas coisas que os outros não percebem e isso irá ajudá-la mais a frente. O Teste em sim é cruel, e leva todos a grandes extremos. Cia tem que se sair bem nas provas e escapar das armadilhas e maquinações dos demais concorrentes. 

Esse é um livro que não dá pra falar muito sobre ele, qualquer informação dada aqui pode ser um spoiler em potencial. Por isso não vou falar muito sobre ele, não gosto de comparar um livro com outro, e nem vou fazer isso, mas digo que esse foi um dos mais cruéis que já do gênero. A história flui muito bem, os personagens me cativaram e o ritmo do livro é muito gostoso de acompanhar.

"  ... No canto do olho, vejo Michal me observando com uma sobrancelha levantada. Ele olha para a câmera, depois de volta para mim e sorri.
Ele sabe que eu sei. "
   página 58

Paula Maria

2 comentários:

  1. ohh eu tenho que ler esse livro!! ainda bem que já esta aqui comigo!!
    como sempre arrasando nas resenhas amiga!!

    beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, tem que ler sim, ele é muito bom.

      Bj

      Excluir