quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A Culpa é das Estrelas - John Green

Olá! Hoje falo do livro A Culpa é das Estrelas do autor John Green e publicado pela editora Intrínseca. 

Sinopse:
" Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante - o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos -, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico.
Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas. "


Demorei muito pra ler esse livro, quando ele foi publicado não comprei pois sabia que não teria coragem de ler, já que tinha feito uma pesquisa e descoberto que o livro seria triste. Então comprei ele em 2013 para a minha irmã ler, ela leu e adorou e me contou o que acontecia a pedido meu e isso fez que eu adiasse novamente a leitura. Mas no finalzinho do ano passado vi no blog da Bianca, o Apaixonadas por Livros, um desafio que adorei e resolvi participar e no primeiro mês eu teria de ler um livro que virou filme e como eu tinha vontade de ler A Culpa é das Estrelas antes de ver o filme resolvi que era chegada a hora de enfrentar fortes emoções com ele...

Não tenho muito o que falar da história, contar detalhes ou passagens do livro porque a maioria já leu o livro ou ficou sabendo o que acontece através de alguém, então vou relatar o que senti durante a leitura. O livro já começa com a Hazel bem doente e sabendo que vai morrer, ela está e ao mesmo tempo não está conformada com sua morte eminente, ela se preocupa com o que será dos seus pais após sua morte, ela vê tudo isso e o que acontece com demais garotos que ela conhece do grupo de apoio e do hospital com uma grande maturidade. Isso me tocou de uma forma inexplicável, ela é uma garota inteligente e guerreira, embora não acredite nisso, em ser guerreira e lutar contra a doença, ela também é engraçada de um modo peculiar.

Sua vida acaba se cruzando com a de Gus, que no momento seu câncer está em remissão e está praticamente saudável, ele tem sua cota de batalhas lutadas, algumas vencidas e outras não. Eles são diferentes e mesmo assim se sentiram atraídos um pelo outro e fizeram e viveram coisas incríveis juntos. Durante toda a leitura eu parei pra respirar e secar os olhos, o livro tem uma história triste, que relata coisas que realmente acontecem com milhares de crianças pelo mundo, infelizmente, mas eles, Hazel e Gus, vivem da melhor forma possível, enfrentando a doença, as adversidades, o futuro tão incerto e ao mesmo tempo tão certo e fatal. O amor deles é inspirador e o livro é emocionante e incrivelmente lindo.

O John Green fez um ótimo livro, li o livro em só dia, no dia primeiro de janeiro desse ano, acho que comecei bem o ano e confesso que não reparei mais em nada no livro, erros ou qualquer coisa assim, só queria passar um tempo bom e de qualidade com Hazel e Augustus...

" Os olhos dele brilharam.
- Nós estamos num encontro romântico?
Olhei para o chão envergonhada.
- Não force a barra. "
      página 153

" - Eu acendi com uma árvore de Natal, Hazel Grace. Dentro do tórax, o lado esquerdo do meu quadril, meu fígado. Tudo. "
        página 194

Paula Maria

4 comentários:

  1. Amiga, já li muitas resenhas sobre esse livro, todos dizem que o livro é lindo, que a estória é maravilhosa! mas você sabe que não sou muito boa com livros emotivos.

    Adorei a resenha

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh, o Gus nunca mais vai sair da minha mente, hoje falei dele o tempo todo.

      Beijos!!

      Excluir
  2. Eu chorei demais lendo esse livro e me envolvi demais...

    Adorei sua resenha e em breve coloco a minha no ar.

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, também chorei muito e terminei o livro com os olhos inchados e dor de cabeça de tanto chorar, tudo no primeiro dia do ano novo.
      Estou ansiosa pra ler sua resenha.

      Beijos!!!

      Excluir