Olá! hoje falo do livro Destino primeiro volume da trilogia Crossed da autora Ally Condie e publicado pela editora Suma de Letras.
Sinopse:
" No futuro, a Sociedade escolhe:
Onde você mora. O que você come. Onde trabalha. Como você se diverte. Com quem se casa. Quando você morre.
Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família.
Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos-, tudo parece bom demais para ser verdade.
Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo - o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.
Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo. "
Destino é mais um livro de distopia, li ele pela primeira vez há algum tempo, mas não me recordava mais de detalhes da história e como precisava ler Travessia o segundo livro e com o lançamento recente de Conquista resolvi reler Destino para estar a par dos acontecimentos.
Cassia sempre acreditou na Sociedade, o casamento dos seus pais que foram escolhidos pelo sistema para ficarem juntos é perfeito, eles se amam, tiveram dois filhos aos quais amam e querem muito bem e ambos trabalham no que gostam. Ela também faz muitas coisas que gosta e nunca duvidou que havia mais na vida do que a Sociedade permitia. Mas tudo muda no mundo de Cassia quando um erro com o seu cartão do Par acontece, nele estava todos os dados de Xander, seu melhor e mais querido amigo, o qual o sistema tinha escolhido pra ela como seu Par. A foto de Xander desaparece por breves segundos e no seu lugar aparece uma foto de Ky, um vizinho que se mudou paras eu bairro para morar com os tios que tem o status de aberração. Até então Cassia nunca tinha reparado muito nele, mas depois desse incidente ela começa a reparar e algumas de suas atividades passam a ter ele como sua companhia.
Mas a Sociedade sabe do erro e passa a dar mais atenção a Cassia e aos poucos ela vai conhecendo melhor Ky e sua verdadeira história, como passa a descobrir coisas que a Sociedade não quer que seus cidadãos saibam. Manipulação, para que servem exatamente os comprimidos que todos carregam, o que realmente acontece sob a fachada de uma sociedade e civilização perfeitas. Com o tempo Cassia se apaixona por Ky e começa a querer fazer suas próprias escolhas, mas isso pode colocar em risco não só ela e Ky, como também Xander e sua família.
Em Destino acompanhamos Cassia em sua descoberta de coisas que ela nunca pensou que pudessem ser verdade, como se apaixona por alguém sem que a Sociedade diga que ele é o rapaz ideal para ela e sua luta para conseguir tudo o quer sem colocar em risco pessoas amadas e queridas. Mas o erro que ela atribuía a Sociedade parece estar além deles e algumas pessoas já podem ter descoberto muitas coisas a respeito desse mundo que ela está começando a descobrir. O livro tem uma história pra lá de interessante, já disse que gosto muito das escolhas e panos de fundo que os autores escolhem para escrever seus livros distópicos, eles parecem a primeira vista se tratar sempre da mesma coisa, mas isso não é verdade, sempre me surpreendo com tanta imaginação. Destino me fisgou e mal posso esperar para descobrir como as coisas vão acabar.
" - No que você está pensando? - me pergunta.
Digo a verdade.
- Na cor dos seus olhos. "
página 83
Paula Maria
ai amiga!! eu já tenho a trilogia aqui e nem comecei a ler!!!
ResponderExcluiradorei a resenha
beijossss
Obrigada!
ExcluirComo sei que você já leu e gostou de outras distopias sei que vai gostar muito desse.
Beijos!!